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Então você decidiu que sua marca precisa se conectar com seu público de uma maneira autêntica e duradoura. E você escolheu a mídia social como o caminho para atingir esse objetivo. A única coisa é que você não tem tempo para construir uma campanha abrangente de mídia social.
Embora você publique atualizações regulares da empresa e compartilhe o conteúdo do seu blog entre os canais, não sabe ao certo como desenvolver uma campanha.
Construir uma campanha de mídia social eficaz não é tarefa fácil, especialmente se o seu negócio estiver em um nicho de mercado. Não apenas você precisa realmente conhecer bem seus clientes-alvo. Mas você precisa descobrir onde eles estão online e como alcançá-los.
Mas não precisa se preocupar! Nós estamos aqui para ajudar.
Como qualquer outra tática de marketing digital, a criação de uma campanha de mídia social exige tempo, experiência e recursos. Mas, com um pouco de orientação, você pode estar no caminho certo para desenvolver uma campanha que desperte o interesse do público de seu nicho e os obrigue a interagir com sua marca.
Abaixo, você será levado a cada etapa do desenvolvimento de uma campanha de mídia social vencedora para seu nicho de público, independentemente de quem seja.
1. Identifique seu público-alvo.
O primeiro passo na construção de uma campanha de mídia social vencedora para o seu público-alvo é saber exatamente quem é seu público e o que ele considera importante. Muitas empresas cometem o erro de juntar uma campanha de mídia social que se concentra apenas nos benefícios de seus produtos e serviços.
Mas eles não levam em conta os desafios e necessidades do público. E isso pode resultar em desperdício de tempo, recursos e orçamento.
Em vez disso, reserve um tempo para conhecer quem é seu público-alvo e com o que se importa. Se você ainda não o fez, vai querer desenvolver personas de clientes. São perfis ficcionalizados de seus clientes ideais com informações básicas, como dados demográficos, além de informações mais específicas, como desafios, informações sobre o que procuram e quando procuram produtos / serviços.
Aqui está uma rápida visão geral de como você pode trabalhar para criar essas personas de clientes e conhecer seu público:
- Comece fazendo algumas suposições gerais sobre seu público-alvo com base em sua experiência anterior com os clientes.
- Faça mais pesquisas de mercado para confirmar ou corrigir essas suposições e, possivelmente, descobrir novas oportunidades no mercado.
- Entreviste seus melhores clientes para descobrir o que realmente os impulsiona e com o que eles mais se importam quando tomam uma decisão de compra.
- Depois de ter compilado sua pesquisa de público-alvo, comece a detalhar essas personas. Desenvolva perfis que você pode usar para impulsionar seu marketing de conteúdo.
Quando você souber quem é seu público e o que importa, poderá alcançá-lo com mais eficiência por meio de uma campanha de mídia social. Essa pesquisa de mercado não apenas informará os tipos de conteúdo que você usa em sua campanha, mas também suas abordagens para alcançar e engajar esses consumidores.
2. Selecione os canais de mídia social corretos.
Agora que você sabe um pouco mais sobre o que seus clientes ideais mais se preocupam, é hora de aprender onde eles estão online. Existem muitos canais de mídia social disponíveis para marcas que desejam se conectar com seu público.
No entanto, sua marca não tem tempo ou recursos para estar presente e engajar-se em todos esses canais. É por isso que é essencial escolher estrategicamente os canais que fazem mais sentido para o seu público-alvo.
Ao escolher quais canais de mídia social são melhores para o seu nicho de campanha de mídia social, considere o seguinte para cada canal de mídia social:
Público - alvo - Quais canais sociais têm um público grande o suficiente para permitir que você expanda seu alcance?
Dados demográficos : quais canais têm a maior população de pessoas que se enquadram nos dados demográficos de seu público-alvo?
Recursos - Quais canais de mídia social oferecem os recursos que permitem destacar melhor sua marca?
Atividade - Quais canais de mídia social têm a base de usuários mais ativa? Como é essa atividade e engajamento?
Quer saber mais sobre quais canais de mídia social podem valer a pena para sua marca? Não deixe de ler nosso artigo sobre quais mídias sociais devo usar para saber mais sobre a demografia de cada canal e descobrir como cada canal pode beneficiar sua empresa.
3. Desenvolver metas e objetivos específicos da campanha.
Antes de começar a lançar sua campanha de mídia social, você precisa decidir quais são suas metas e objetivos para a campanha. Considere não apenas o que você espera obter dessa campanha específica, mas também como essas metas se alinham com suas metas de marketing e objetivos gerais de negócios.
Aqui estão alguns objetivos comuns que muitas marcas usam como ponto de partida para suas campanhas de mídia social:
- Direcione mais tráfego para o site deles.
- Gere novos leads.
- Converta leads em vendas.
- Vender um produto ou serviço específico.
- Aumentar o reconhecimento da marca.
- Comunique-se com os clientes.
- Estabelecer ou construir autoridade de marca.
É importante ter certeza de que seus objetivos estão claramente definidos. Recomendamos o uso do sistema de configuração de metas SMART para ajudar a garantir que suas metas de campanha de mídia social sejam claras e possíveis de serem alcançadas. SMART significa: específico, mensurável, realizável, relevante e vinculado ao tempo. Usar metas SMART é uma das melhores maneiras de se preparar para o sucesso.
Com o sistema de definição de metas SMART, “aumentar receita” não é uma meta boa o suficiente para suas campanhas de mídia social. Em vez disso, você precisará considerar quanto deseja aumentar a receita, como avaliará o sucesso e em que linha de tempo alcançará essa meta. Você também quer ter certeza de que a meta é relevante para sua empresa e realista, considerando seu cronograma e seus recursos.
Também é importante observar que suas metas específicas de campanha terão um papel vital em sua estratégia social. As formas como você engaja os consumidores e os tipos de conteúdo que você usa em sua campanha variam de acordo com seus objetivos específicos.
Por exemplo, embora você possa usar o conteúdo do funil superior em uma campanha de reconhecimento de marca, uma campanha de conversão exigirá um conteúdo de funil inferior mais específico. Da mesma forma, se você deseja direcionar tráfego para seu website, seu CTA será diferente do que se você estiver apenas tentando estimular a conversa entre seu público. Mantenha seus objetivos em mente ao escolher o tipo de tática de promoção, bem como o tipo de conteúdo que você criará para cada campanha.