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Trabalhar como estrategista de mídia social nos últimos oito anos me deu a oportunidade de trabalhar com muitos clientes que levam a mídia social a sério e implementaram processos para facilitar o sucesso. Também dada a oportunidade de lidar com empresas que não reconhecem que o marketing de mídia social exige comprometimento e a mentalidade organizacional correta.
Você quer posicionar sua empresa para todos os benefícios que as mídias sociais podem oferecer?
Vamos ver algumas maneiras simples de fazer isso.
1. Perceba que não há substituto para uma boa estratégia
Marcas que construíram grandes seguidores e engajados não o fizeram por acidente. Eles criam estratégias e têm um plano para seus canais de mídia social - eles dedicam tempo para entender o que é importante, interessante para seu público.
Veja o que um plano de mídia social eficaz para sua empresa abordará:
- O público precisa e espera em cada plataforma que sua empresa usa
- Tipos de conteúdo que sua marca publicará nessas plataformas
- Temas de conteúdo para orientar os tipos de postagens que você criará
- Freqüência de atualizações
- Funções e responsabilidades dos membros da equipe e outras partes que gerenciarão seus canais de mídia social
- Ferramentas que serão usadas para automatizar e agendar atualizações de mídia social
- Políticas para responder a menções, comentários e mensagens - positivas e negativas
Criar um calendário de conteúdo é uma maneira eficaz de organizar o conteúdo de mídia social que você cria e garantir que ele se alinhe ao seu protocolo estratégico mais amplo. Você pode decidir planejar seu conteúdo uma semana, um mês, um trimestre ou um ano de antecedência. Em todos os casos, um calendário de conteúdo ajudará você a permanecer ativo em seus canais, mesmo durante os períodos mais agitados.
2. Certifique-se de que sua equipe de gerenciamento de mídia social tenha dominado a voz da sua marca
Quem tem a responsabilidade de criar seu conteúdo de mídia social e responder aos seguidores também precisa ter um firme entendimento da voz de sua marca. Se o seu conteúdo e interações estiverem fora da marca, sua presença na mídia social poderá confundir os clientes ou até mesmo afastá-los.
Uma ideia para manter os administradores de mídias sociais no caminho certo é ter um guia de estilo para sua empresa. Um guia de estilo pode conter regras para todos os aspectos da comunicação que você deseja tratar de forma consistente por todos os que representam o seu negócio (atendimento ao cliente, marketing, relações públicas, vendas, etc.).
Um guia de estilo pode incluir esses elementos (e muito mais):
- Como você deseja que o nome da sua empresa seja apresentado (por exemplo, "ABC Electronics, LTDA" vs. "ABC Electronics:")
- Hifenização de certas palavras (como “bem estar” versus “bem-estar”)
- Preferências de palavras compostas (como "cuidados de saúde" vs. "cuidados de saúde")
- Palavras de tabu (aquelas que você nunca quer usar nas suas postagens)
- O tom da sua empresa (como casual, terroso, inteligente, prestigioso, de alta tecnologia, etc.)
Antes de fazer uma tarefa a alguém que cuida de suas redes sociais, certifique-se de que você forneceu seu guia de estilo e incentive-o a pedir orientação se ele não tiver certeza se o conteúdo proposto refletirá com precisão a voz de sua marca.
3. Seja acessível e real
É chamado de mídia "social" por um motivo. Marcas que saem como fora de contato, ou desinteressadas em seus seguidores, colocam-se em desvantagem competitiva. Torne a presença da sua marca mais do que apenas um logotipo falante que pro seus serviços em todos os posts - misture tudo e dê às suas atualizações o toque humano.
Algumas ideias de como fazer isso incluem:
- Converse com seus seguidores - faça perguntas ou crie enquetes para conversar
- Compartilhe vislumbres do que acontece nos bastidores do seu negócio por meio de vídeos
- Apresente os membros de sua equipe através de biografias e / ou entrevistas em vídeo
- Compartilhe histórias da vida real sobre como seus produtos e serviços ajudaram seus clientes
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Ao fazer os seguidores se sentirem em casa com sua marca, você ganhará sua confiança e facilitará a interação com sua empresa.
Por fim, isso pode resultar em mais referências, leads e novos clientes.
O ingrediente essencial absoluto para o sucesso nas mídias sociais é a disposição de adotá-lo como parte das operações de sua empresa.
Assim como outros aspectos do seu negócio - vendas, atendimento ao cliente, produção, suporte técnico, marketing, etc. - as mídias sociais exigem atenção e avaliação constantes. E, assim como outros aspectos do seu negócio, suas metas de mídia social devem ser cuidadosamente construídas para se alinhar às metas e objetivos organizacionais gerais.