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A mídia social é uma propaganda do marketing digital. O brasileiro em média usa por mais de duas horas por dia, e bilhões são gastos todos os anos em anúncios hiper segmentados com base na localização, dados demográficos e interesses e atividades específicos.
Isso faz das mídia sociais uma ferramenta muito atraente para pequenas empresas que desejam alcançar seu público-alvo onde passam a maior parte do tempo. O problema, no entanto, é que nem todas as mídias sociais são iguais. Diferentes plataformas são usadas por pessoas diferentes em momentos diferentes e para coisas diferentes.
O Facebook pode ser um atrativo para a atividade social, mas é muito mais provável que você pegue alguém em casa pelo telefone do que no escritório com suas ofertas de marketing diigital em campinas. O LinkedIn é uma plataforma de negócios muito mais direcionada, mas tem um alcance menor e um conjunto diferente de expectativas e etiqueta do que a maioria dos outros. Portanto, para uma empresa que está ansiosa para investir nos maiores locais de reunião do mundo, por onde você começa e como garante esforços de marketing social eficientes e eficazes?

1. Conheça suas personas e seus hábitos
O primeiro passo é saber quem você está tentando alcançar e quando é mais provável alcançá-los. Embora certamente haja sobreposição entre as principais plataformas, as pessoas as usam em momentos diferentes para coisas diferentes.
O LinkedIn é amplamente visto como uma plataforma de rede, prospecção e pesquisa de carreira. Você encontrará pessoas quando estiverem no trabalho, pensando no trabalho. Mas as pessoas geralmente gastam menos tempo no LinkedIn por causa disso.
O Twitter por sua vez é uma solução rápida, com o tweet médio permanecendo visível por apenas 18 minutos. As pessoas usam o Twitter no metro, antes das reuniões ou enquanto comem. A menos que seja muito ativo na publicação, a maioria das pessoas lê e responde aos tweets de maneira bastante passiva.
O Facebook é uma plataforma de hub e spoke, onde as pessoas se envolvem com amigos e familiares, participam de grupos e acompanham eventos. Eles o usam em pedaços maiores, geralmente em dispositivos móveis, e geralmente à noite ou durante algum trajeto.
Existem vários fatores que influenciarão quando seu público estiver nessas plataformas. Eles moram nas principais cidades com viagens sem motorista? Eles estão em um comador por um grande número de horas todos os dias? Eles trabalham para uma empresa pequena ou grande? Lembre-se disso ao determinar onde investir suas horas de mídia social e dólares em publicidade.
2. Identifique as plataformas 2-3 mais impactantes
Com isso em mente, escolha apenas algumas plataformas para investir a maior parte do tempo. É difícil ser ativo e engajado nas mídias sociais. Ainda mais se você estiver em meia dúzia de plataformas ao mesmo tempo.
É recomendável que você crie perfis nos quatro principais - Facebook, LinkedIn, Twitter e YouTube - e em qualquer outro que seu público possa usar (específico para o setor ou não). Em seguida, escolha duas que receberão postagens exclusivas e regulares. Os outros podem ser colocados em segundo plano para atualizações semanais, para que estejam ativos, mas não gastando muito tempo.

3. Crie um conteúdo exclusivo para cada público
Como mencionado acima, é importante ter um conteúdo exclusivo que se ajuste ao formato dos canais nos quais você escolhe investir tempo.
O Twitter trata de micro-mensagens curtas e frequentes. É uma ótima maneira de compartilhar conteúdo recente do seu blog, clipes curtos de vídeos ou fazer e responder perguntas com seu público. Mas não é o melhor lugar para artigos mais longos ou como fazer comentários. O Facebook e o LinkedIn são muito robustos e suportam gravações mais longas, especialmente com suporte multimídia, como vídeos ou fotografias, mas o formato varia drasticamente entre essas plataformas.
Você pode até decidir que está bem situado para produzir vídeo na forma de orientações detalhadas, atualizações de segurança e tecnologia ou seminários on-line. O YouTube deve estar no topo da sua lista então.
4. Garanta a propriedade e o esforço dedicado
Verifique se você tem uma pessoa na organização que é a única responsável pelas mídias sociais e ela não deve ser a proprietária. Pode ser alguém em marketing ou vendas ou até um estagiário com experiência em todas as plataformas. O objetivo é garantir que uma certa quantidade de tempo dedicado seja gasta toda semana para publicar conteúdo, responder a comentários e perguntas e pror o envolvimento.
Lembre-se de que, ao começar a usar as mídias sociais, seus clientes podem começar a fazer perguntas nas mídias sociais sobre suas contas ou até mesmo expressar preocupações quando houver problemas. Sem um proprietário dedicado, essas consultas podem passar despercebidas, o que pode prejudicar ativamente sua marca. Certifique-se de que vários também tenham as informações de login das suas contas e que haja um backup em vigor, caso alguém saia da empresa ou esteja de férias.

5. Avalie as métricas corretas para o ROI
Finalmente, há o retorno. Não é provável que a mídia social leve diretamente a um grande número de vendas para provedores de serviços gerenciados, mas pode ser uma ferramenta poderosa de várias outras maneiras.
Primeiro, aumenta a visibilidade da marca. As pessoas podem ver e interagir com a sua marca se tiverem dúvidas ou preocupações e são muito mais propensas a procurá-lo na hora de contratar um negócio. Segundo, suas respostas ao atendimento ao cliente tornam-se registros públicos, mostrando sua capacidade de resolver rapidamente problemas. Por sua vez, isso pode levar a leads de estilo boca a boca que apreciam o serviço que você fornece.
Porém, medir o impacto dessas coisas pode ser difícil, portanto, veja além das contagens brutas de seguidores e verifique coisas como:
Porcentagem de engajamento - Qual a porcentagem de seus seguidores que se envolvem com o conteúdo quando postados. Quantas curtidas, comentários ou compartilhamentos você sai de uma postagem em média?
Tráfego para o seu site - Quantas pessoas clicam nos links que você publica no seu blog, páginas de serviço, webinars ou conteúdo para download?
Fornecimento de leads - Ao verificar as fontes de leads em suas análises, quantas pessoas vieram diretamente das mídias sociais ou as referenciaram em um formulário preenchido ou em uma chamada de vendas? Mesmo que não seja a principal razão pela qual eles alcançaram, o social atua como um amplificador e deve ser creditado sempre que ajudar no caminho da conversão.
Pensamentos finais
O objetivo do Uso de mídias sociais para marketing é disponibilizar sua empresa e interagir com seus clientes em potencial e clientes em um fórum público. Isso pode ser difícil sem a experiência anterior ou recursos dedicados, portanto, dedique um tempo para seguir as cinco etapas acima e você verá uma melhoria acentuada em seus esforços ao longo do tempo.