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O marketing de conteúdo não é tão fácil quanto parece. Para alguns, é apenas uma questão de apresentar as ideias mais interessantes que podem instantaneamente chamar a atenção de qualquer leitor. Para outros, é simplesmente investir em writers e revisores qualificados para garantir que seu conteúdo seja impecável. No entanto, existem muitos outros fatores que influenciam o engajamento de um negócio on-line.
Existem profissionais de marketing de conteúdo que sabem exatamente o que fazer para atender às necessidades de um cliente, e há aqueles que tendem a ignorar os principais parâmetros que podem fazer muita diferença nas campanhas de marketing de conteúdo. Abaixo estão seis áreas nas quais esses dois tipos de marketing de conteúdo geralmente diferem:
Qualidade acima de quantidade
A coisa mais importante a considerar no marketing de conteúdo é a qualidade . Os visitantes do site provavelmente retornarão se tiverem algo de valor.
Um estudo que examinou o comportamento dos parceiros de mídias sociais concluiu que 94% dos entrevistados consideram primeiro como as informações que compartilham online vão beneficiar outras pessoas. A criação de conteúdo forte que ressoe com o leitor atrairá não apenas o mercado-alvo da marca, mas também os que estão além do público.
Mesmo que um site publique uma postagem de blog de 1.500 palavras toda semana, o público não ficará por perto se o conteúdo não tiver conteúdo. A melhor abordagem é começar pequeno, mas com excelente qualidade . Por exemplo, aqueles que são relativamente novos para a empresa podem começar com 700 palavras de conteúdo polido e publicar uma ou duas vezes por mês, depois aumentar uma vez que alguma melhoria no tráfego tenha sido observada.
Dando importância à pesquisa
Todo profissional de marketing de conteúdo inteligente deve estar ciente de que a realização de ampla pesquisa é uma parte fundamental do processo. Se os leitores descobrirem que a maior parte do conteúdo de um blog que visitam com frequência é imprecisa, isso prejudica a imagem da empresa e afeta negativamente o modo como o público percebe seus produtos ou serviços. Fornecer links para outros sites é outra prática que deve ser feita com cuidado para garantir que as fontes sejam válidas e confiáveis.
A pesquisa é o núcleo de toda boa campanha de marketing de conteúdo que direciona um negócio para mais perto do resultado final. É a chave para entender melhor seu público-alvo examinando quais palavras-chave estão indo bem para melhorar as classificações de pesquisa e se mantendo atualizado com as últimas tendências do setor.
Um número crescente de ferramentas on-line foi desenvolvido para ajudar os profissionais de marketing de conteúdo a descobrir quais tópicos são populares. Alguns deles incluem o BuzzSumo, EpicBeat, Sprout Social e Oktopost.
Construindo e mantendo uma audiência
Especialistas em marketing de conteúdo concordam que, se o conteúdo de uma marca é criado para todos, ele é criado para ninguém. Se uma empresa on-line estiver segmentando, por exemplo, cinco tipos diferentes de público, mas usando apenas uma estratégia de conteúdo, é menos provável que tenha sucesso. No início de cada campanha de marketing de conteúdo, uma questão essencial a ser abordada é: quem você está tentando segmentar com cada parte publicada de conteúdo?
Para um negócio prosperar, ele deve se concentrar em atender às necessidades de seus clientes. Isso inclui fornecer informações que eles estão procurando, como informações sobre produtos e análises. Estes são apenas alguns dos tópicos que podem ser destacados no conteúdo online de uma marca.
Também é importante notar que se concentrar muito nos produtos da sua marca pode afastar seus leitores. Também deve haver conteúdo escrito sobre os interesses dos clientes, soluções para seus problemas e as melhores práticas do setor.
Claro, construir uma audiência não é suficiente. O objetivo é converter esses leitores em assinantes. Isso funciona não apenas criando conteúdo poderoso, mas prondo-o também.
Para conseguir isso, existem várias técnicas que os profissionais de marketing de sucesso vêm usando. A assinatura baseada em email continua a ser o método mais confiável para manter os leitores da marca, pois acrescenta um toque pessoal à comunicação.
Outros métodos eficazes incluem assinaturas de SMS, notificações push baseadas em navegador e envolvimento com seguidores de mídias sociais.
Gerenciamento de Projetos
Um fluxo de trabalho organizado e sistemático é essencial para todos os projetos. As estatísticas mostram que 56% dos profissionais de marketing de conteúdo mais bem-sucedidos dependem de um fluxo de gerenciamento de projetos forte no processo de criação de conteúdo.
Há muitos casos em que o marketing de conteúdo fica repleto de problemas se não houver um bom gerente de projeto para supervisionar a equipe. Os projetos podem atrasar os prazos ou deixar de acompanhar os canais em rápida mudança para distribuição.
Com um bom gerenciamento de projetos , um cronograma de criação de conteúdo pode ser descrito e acompanhado de perto. Os gerentes de projeto estão lá para atribuir tarefas apropriadamente e acompanhar o progresso de cada membro. Eles devem estabelecer metas realistas e ser altamente organizados durante todo o processo.
Bons criadores de conteúdo liderados por grandes estrategistas formam uma excelente equipe de marketing de conteúdo voltada para o sucesso.
Prestando atenção aos dados
De acordo com uma pesquisa, os principais desafios dos profissionais de marketing de conteúdo incluem a produção de conteúdo envolvente, a avaliação da eficácia do conteúdo e a avaliação dos retornos do marketing de conteúdo. Tudo isso pode ser resolvido prestando muita atenção à análise de sites.
Estudar métricas de engajamento pode ajudar os profissionais de marketing de conteúdo a descobrir que tipo de conteúdo publicar e monitorar o progresso de cada estratégia de marketing de conteúdo.
Os projetos de marketing de conteúdo que fracassam frequentemente falham ao examinar dados relacionados ao envolvimento e ROI. Sem medir os resultados do conteúdo publicado, torna-se difícil saber que tipo de material publicar consistentemente.
Os profissionais de marketing de conteúdo orientados por dados já sabem que tipo de dados acompanhar, como leads totais, visitantes recorrentes, taxas de cliques, exibições de páginas de destino e classificações de palavras-chave. Medir esses resultados certamente pode agilizar o processo de avaliação de quais posts do blog estão realizando e quais não estão.
Melhoria continua
Ser crítico em todas as etapas do processo é uma das muitas táticas usadas em projetos eficazes de marketing de conteúdo . Isso implica explorar ideias além da nossa zona de conforto para melhorar proativamente a taxa de sucesso de uma campanha.
Os melhores profissionais de marketing de conteúdo não têm medo de usar canais diferentes de tempos em tempos, especialmente se um determinado meio de comunicação não estiver mais funcionando.
Há uma vasta gama de ferramentas de marketing que podem ser usadas para melhorar as marcas on-line, e experimentá-las em vez de aderir a um recurso pode ser um grande avanço.