X
O proprietário médio porte de um comércio eletrônico depende de vários caminhos para avaliar o desempenho de sua loja on-line e determinar o que pode ser feito para melhorá-la. Tais como a leitura de pesquisas de usuários, postagens de clientes em redes sociais e perguntas freqüentes e oferecer muito mais insight.
As informações mais valiosas são dados reais do usuário que devem ser coletados por software especializado. As estatísticas e métricas reunidas por esses tipos de software incluem o proprietário do website de comércio eletrônico com dados robustos e acionáveis.
As informações mais valiosas são dados reais do usuário que devem ser coletados por software especializado. As estatísticas e métricas reunidas por esses tipos de software incluem o proprietário do website de comércio eletrônico com dados robustos e acionáveis.
Desde 2005, o Google Analytics tornou-se o software de análise mais popular devido às suas ligações com o motor de busca Google e o Google Adwords. Isso, combinado com o fato de ser totalmente gratuito para a maioria de seus usuários, dando ao Google Analytics uma participação de mercado dominante. UMA versão premium paga existe para sites de comércio eletrônico corporativo.
O que é o Google Analytics?

O Google Analytics é um software e serviço de análise da web que rastreia todo o tráfego do website para seu website. Os dados coletados podem ser visualizados em vários relatórios intuitivos e personalizáveis. É de longe o software de análise mais utilizado, devido ao seu robusto conjunto de recursos e preço atraente (gratuito para a maioria dos usuários). Além disso, o GA não é apenas para sites; Ele pode ser usado com aplicativos móveis, quiosques digitais e muito mais.
Como o Google Analytics funciona?
Simplesmente coletar dados pode ser valioso, mas sem extração significativa, os dados são apenas uma pilha de números. Como tal, esses dados devem ser analisados e exibidos de maneira significativa. O Google Analytics utiliza um sistema de quatro etapas para realizar esse feito:
1. Coleta de Dados
O primeiro passo, claro, é começar a coletar dados em tempo real à medida que os usuários navegam e interagem com o site que está sendo rastreado. Depois que o código JavaScript é colocado na marcação do seu site, ele é capaz de coletar e transmitir informações de volta aos servidores do Google Analytics. O rastreamento de ações mais sofisticadas no site, como determinados eventos ou interações, pode exigir que trechos específicos de JavaScript sejam colocados nesse elemento específico. Para sites de comércio eletrônico, esses dados são coletados em tempo real.
Toda vez que um visitante chega ao seu site, o código JavaScript é executado pelo navegador da web do usuário. Neste ponto, é coletada a maior quantidade possível de informações sobre o visitante, incluindo data e hora da sessão, tipo de dispositivo, sistema operacional, resolução de tela, localização, etc. Algumas dessas informações podem não estar prontamente disponíveis para o código JavaScript, dependendo nas configurações específicas de qualquer navegador de visitantes e comador. Depois que essas informações iniciais são coletadas, o código cria e armazena alguns cookies com algumas informações básicas sobre essa visita no disco rígido do visitante. Como o Google agora exige que todas as pesquisas sejam executadas no protocolo https, até mesmo menos informações do usuário estão disponíveis para o código JavaScript.
2. Processamento de Dados
Os dados brutos só são valiosos se forem processados e exibidos de maneira significativa e compreensível. Depois que os dados são coletados pelo código JavaScript, eles são enviados para o serviço do Google para processamento de dados. É quando o Google calcula os dados em métricas úteis que podem ser usadas para avaliar o desempenho do site. O Google tem vários "relatórios" que mostram diferentes facetas das informações coletadas, acessíveis em seu painel da GUI.
Para um site de comércio eletrônico, uma das métricas mais importantes disponíveis é a receita. O processamento de dados permite visualizar de quais mecanismos de pesquisa sua receita está sendo gerada, o valor médio em dólar por transação etc. Esses são os tipos de métricas significativas que estão disponíveis somente após o processamento dos dados brutos. Em seguida, é exibido no administrador do Google Analytics, geralmente combinado com gráficos e / ou outros elementos visuais, para proporcionar uma experiência ainda mais intuitiva.
Configuração 3.Data
Depois que seus dados de análise são processados, os dados são manipulados para satisfazer suas configurações e configurações específicas. Por exemplo, você pode ter escolhido excluir o endereço IP do seu escritório dos dados para que o uso do site pela sua empresa não afete seus dados. Depois que esses dados forem processados, eles serão enviados para o banco de dados do Google para armazenamento. Depois que esses dados forem processados, eles não poderão ser alterados. É por isso que é importante criar várias visualizações diferentes do seu site no Google Analytics, deixando uma visão não filtrada dos dados do seu site para que você tenha sempre os dados brutos mais precisos, caso precise voltar atrás e ver algo que sua configuração pode ter impedido de rastrear.
A configuração de filtros personalizados permite que você exclua endereços IP específicos e muito mais de afetar seus dados analíticos.
4. Relatório de Dados

O Google Analytics apresenta essas informações para seus usuários utilizando uma interface da web normalmente acessada em google.com/analytics . Esses dados também podem ser recuperados por uma interface de terceiros usando a API de relatórios principais do Google. Para a maioria dos propósitos, a interface do Google é robusta e intuitiva o suficiente, mas alguns dos gigantescos sites de comércio eletrônico podem decidir escolher um software de terceiros que possa ser melhor personalizado de acordo com suas necessidades exatas. Na verdade, algumas dessas empresas nem usam o Google Analytics para coletar os dados, mas também usam um serviço de terceiros para isso.
O Google Analytics fornece ao proprietário do website de comércio eletrônico métricas e insights valiosos sobre como os usuários estão interagindo com o website. A partir daí, o webmaster pode tomar decisões informadas sobre a melhor forma de melhorar sua loja de comércio eletrônico.