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A vida útil média do site é de 2 anos e 7 meses. Significado: se você não está disposto a participar de um projeto de site ou no meio de um, provavelmente será terá um fim breve.
Você sabe que deseja um site que funcione - um que traga tráfego de qualidade, gere leads qualificados e estabeleça ou cimente a credibilidade da sua marca. A chave para cada um desses objetivos é, você adivinhou, conteúdo!
É incrivelmente comum as empresas subestimarem o aspecto "conteúdo" de seus sites. Especialmente durante projetos de redesenho e desenvolvimento.
Porque o conteúdo é tudo - é imagens, infográficos, vídeos, ebooks, estudos de caso, formulários, interações, botões e páginas da web. Para que seu site seja bem-sucedido, é crucial começar a pensar no conteúdo agora e inseri-lo em todas as etapas do processo.
Aqui estão os erros mais comuns de marketing de conteúdo que vemos nos projetos de sites:
1. Projetando sem considerar a funcionalidade e o desenvolvimento
Este pode ser o maior erro que as pessoas cometem em seus sites. Consertar essa peça significa que seu site é eficaz, não apenas bonito. Lançar um site eficaz significa:
- Pode classificar na pesquisa e direcionar seus visitantes para as ações desejadas.
- Ele permite funcionalidade e processamento de dados sem interrupções nas plataformas.
- Você pode editar e adicionar páginas, além de gerenciar o site após o lançamento, com a facilidade e a flexibilidade que você espera.
- Seu site é compatível com dispositivos móveis.
Entender errado significa que nada disso acontece, e você tem muito retrabalho no site pela frente.
Seu site também deve ser projetado para atrair tráfego do público-alvo e converter clientes em potencial. Embora os profissionais de marketing da marca devam dar a sua opinião sobre o visual, os designers e desenvolvedores da experiência do usuário (UX) devem estar tão envolvidos quanto os parceiros em aspectos funcionais essenciais, como:
- Arquitetura e navegação da informação
- Apelos à ação
- Hierarquia de conteúdo
- Integrações de plataforma e expectativas de armazenamento de dados
- Pesquisa de back-end e atributos sociais
Nas páginas, vamos detalhar os elementos individuais do conteúdo. Dependendo do sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS) em que seu site está sendo construído, os elementos de conteúdo em páginas da Web podem ser chamados de widgets, blocos de páginas, blocos, contêineres, fragmentos, componentes, itens ou algo semelhante. O mais importante como profissional de marketing é ter certeza de duas coisas:
(1) Os blocos devem ser projetados e desenvolvidos com flexibilidade em mente. Pense no layout das informações e em como você deseja que os visitantes do site interajam com os elementos, ou movam-se de uma página para outra, entre vários tipos de página e conteúdo.
Em vez de pensar em como você gostaria que algo como um seminário on-line em destaque (por exemplo), aparecesse , pensasse: “quando apresentarmos qualquer parte do conteúdo, incluiremos um cabeçalho, uma imagem, uma cópia do teaser e um maneira de clicar nesse conteúdo ". Ter essas diretrizes de conteúdo ajudará a equipe de design e desenvolvimento a criar um modelo que abrigue esses elementos perfeitamente para todo o conteúdo em destaque.
Esse bloco de conteúdo está prondo um seminário on-line, mas com uma mentalidade de design flexível, você deseja usar o mesmo design para apresentar um e-book, estudo de caso, relatório etc.
(2) Converse com suas equipes de design e desenvolvimento sobre a definição de requisitos para todos os blocos de páginas. Você deseja definir requisitos para o autor (a pessoa que atualiza o site) e o usuário final (visitantes do seu site). Por exemplo:
“Como autor, se eu associar esse bloco a uma URL…
... E eu gostaria de poder substituir manualmente tudo, menos o link. ”
E
“Como usuário, preciso entender sobre o que é o conteúdo em destaque ao ver seu título, uma ou duas frases e uma imagem. Preciso clicar no botão para acessar o material promovido. ”
Por fim, você deseja um site com conteúdo que possa ser atualizado por pessoas não técnicas. Isso significa que você deve limitar a necessidade de conhecimento de HTML e CSS, entendimento técnico e habilidades de edição de fotos para atualizações regulares e contínuas do site.
2. Não verificando e preservando as classificações de página existentes
Mesmo que sua empresa não esteja focada em SEO, é provável que seu site seja classificado - ou esteja próximo do ranking - em alguns termos. Verifique o que o seu site classifica atualmente e quais páginas estão executando e coordene as equipes de conteúdo e desenvolvimento para preservar essas classificações - especialmente se os URLs mudarem.
Como você vê para quais palavras-chave o seu site está classificado?
Existem várias maneiras de encontrar essas informações, incluindo Moz e SEMRush , e também de graça usando o Google Search Console. Se você tiver o GSC conectado ao Google Analytics, poderá encontrar palavras-chave de classificação em Aquisição> Console de pesquisa> Consultas. (Se você não tiver essas ferramentas conectadas, descubra como aqui .)
Eu uso o relatório de palavras-chave de classificação da Moz. Tudo o que você faz é colocar no URL do seu site, clicar em "Analisar" e a Moz divulga um relatório com todas as palavras-chave que seu site classifica - e a página específica que está classificada para cada termo.

No seu novo site, você provavelmente não deseja rer ou editar drasticamente essas páginas.
Dica profissional!
Você também pode usar isso como uma oportunidade para identificar palavras-chave em potencial para outras páginas. Para isso, basta clicar em "Sugestões de palavras-chave" e inserir seu URL novamente, e você receberá um relatório com vários termos sugeridos que podem ser salvos no sistema e / ou exportados para uma planilha.
Digite um termo sobre o qual você deseja escrever uma página em "Explorar por palavra-chave". Moz mostra o volume estimado de pesquisa, a dificuldade e as percepções competitivas sobre o assunto, bem como uma lista de termos semelhantes a serem considerados.
3. Não descarte conteúdo de baixo desempenho
Agora que você sabe quais termos e páginas são classificados e o que preservar, o que acontece com todo o resto? A reformulação do site é uma ótima oportunidade para auditar o conteúdo do site e cortar a gordura.
Deixar de lado o conteúdo desatualizado e com baixo desempenho faz três grandes coisas:
- Deixa você com menos conteúdo para replicar no novo site
- Oferece um ambiente de conteúdo mais limpo e fácil de gerenciar, avançando
- Fornece apenas conteúdo da mais alta qualidade para seus visitantes
4. Trabalhando no design e conteúdo separadamente
O que vem primeiro, direitos autorais ou design? Na minha experiência, essa é a questão do mundo dos ovos de galinha.
A conteúdo geralmente precisa ter um determinado comprimento para fins de design, conversão e SEO. Por outro lado, as necessidades de conteúdo provavelmente ditarão modelos de página, tipos de página e ajustes no design do bloco de páginas. É por isso que suas equipes de design e conteúdo devem colaborar estreitamente.
O conteúdo em formato longo tende a ter melhor desempenho na pesquisa . Mas o design moderno das principais páginas da web favorece conteúdo curtos e precisas, com muitos blocos de conteúdo e recursos visuais. É importante pensar nisso ao planejar seu mix de conteúdo e layouts apropriados para os tipos de páginas que seu site terá.